São já 30 anos de inesquecíveis e gratas intervenções de conservação e restauro, de Norte a Sul do País, incluindo regiões autónomas, e além fronteiras, sempre com o foco na salvaguarda de bens culturais – conduzida em diálogo com todos aqueles com quem trabalhamos e numa ótica de constante aprendizagem e partilha de conhecimento.
Aqui ficam alguns registos do que temos pensado e aprendido com a conservação de património, e do reconhecimento que nos tem merecido essa forma de trabalhar ao longo destes anos.
"O trabalho da Nova Conservação é, na nossa experiência, sempre garantia da exigência nos critérios e ética da disciplina da Conservação e Restauro."
Organismo Religioso
"É de realçar o elevado profissionalismo demonstrado na abordagem da obra e a qualidade documental que permite, com rigor, constatar a natureza da intervenção efectuada."
Estado Central
“O que distinguiu a Nova Conservação (...) foi o exame muito atento das estruturas a restaurar (…). Todas as fases do processo correram muitíssimo bem (…) pelo que a nossa satisfação foi total.”
Entidade Privada
“A empresa Nova Conservação correspondeu de forma muito positiva ao desafio tecnicamente muito exigente (...). Em todas as reuniões havidas no desenrolar da intervenção, todas as nossas solicitações foram atendidas de forma exemplar.”
Entidade Privada
“Quando o conhecimento técnico e o profissionalismo é aplicado de uma forma aberta, pronto a ser partilhado, a qualidade do trabalho é elemento de prova.”
Município
“Na minha opinião a Nova Conservação é uma das empresas de conservação e restauro de referência no mercado português. A sua atitude de abertura e mútua ajuda com os colegas confirma uma avaliação muito positiva.”
Município
“A equipa da firma Nova Conservação demonstrou elevado profissionalismo, responsabilidade, competência técnica e excelente nível de colaboração com o dono de obra.”
Estado Central | Dep. ministerial
Distinções atribuídas a intervenções realizadas pela Nova Conservação, ou que contaram com a nossa colaboração.
2022 Museu de Lagos - Dr José Formosinho
O Júri dos Prémios APOM - Associação Portuguesa de Museologia atribuiu uma Menção Honrosa ao Museu de Lagos – núcleo museológico Dr. José Formosinho na categoria de Museu do Ano.
2021 Mosteiro dos Jerónimos
O Júri dos Prémios APOM - Associação Portuguesa de Museologia distinguiu na categoria “Intervenção em Conservação e Restauro” as “Práticas ecológicas em conservação” implementadas no claustro do Mosteiro dos Jerónimos.
2018 Museu de Arte Sacra do Funchal
O Júri dos Prémios APOM - Associação Portuguesa de Museologia atribuiu uma Menção Honrosa na categoria “Intervenção em Conservação e Restauro” realizada no Museu de Arte Sacra do Funchal.
2023 Banhos Islâmicos de Loulé
O Júri dos Prémios APOM - Associação Portuguesa de Museologia distinguiu na categoria “Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural” o Museu Municipal de Loulé | Banhos islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, em Loulé.
2021 MIAA de Abrantes
O Júri dos Prémios APOM - Associação Portuguesa de Museologia distinguiu com o Prémio "Museu do Ano" o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA).
2014 Estação de S. Bento
Prémio atribuido à Intervenção de Conservação e Restauro nos painéis azulejares da Estação de S. Bento, no Porto.
1999 Torre de Belém
O Júri do Prémio EUROPA NOSTRA destacou "o admirável restauro de um dos mais belos monumentos de Portugal (...), baseado numa profunda investigação científica e executado com as técnicas de restauro mais avançadas, mantendo assim a sua aparência original."
2016 Museu Diocesano de Santarém
O Júri do Prémio EUROPA NOSTRA distinguiu as intervenções na Catedral e no Museu Diocesano de Santarém, tendo destacado que "A conservação das pinturas, esculturas, objetos eclesiásticos (...) foi realizada com eficiência e grande atenção aos detalhes pelos conservadores. (...)"
2010 Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
O Júri do Prémio EUROPA NOSTRA distinguiu o projecto de valorização do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra “de forma calorosa (...), pela sua cuidadosa selecção de técnicas tradicionais de conservação e pela contínua monitorização e manutenção do sítio. (...) O diálogo democrático e permanente (...) garantiu a implementação de opções de conservação adequadas e actuais.”
2018 Igreja de Santa Isabel
O Júri do Prémio Gulbenkian Património - Tereza e Vasco Vilalva distinguiu o projeto de reabilitação funcional e construtiva, redesenho do mobiliário e restauro de pintura da Igreja de Santa Isabel, em Lisboa, destacando, entre outros aspetos, “a pluridisciplinaridade e elevadíssimo nível de qualificação da equipa (…).”
2014 Museu Diocesano de Santarém
O Júri do Prémio Gulbenkian Património/Vasco Vilalva, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian distinguiu o projeto de criação de um Museu de Arte Sacra da Diocese de Santarém, destacando “não apenas a importância deste novo museu para a dinamização cultural da região, como também as obras de recuperação e conservação da catedral e do património móvel realizadas no âmbito deste projeto.”
2023 Banhos Islâmicos de Loulé
O Júri do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana distinguiu na categoria “Melhor Intervenção Inferior a 1.000 M2” o projeto de musealização dos Banhos Islâmicos de Loulé.
2023 Cinema Batalha
O Júri do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana distinguiu na categoria “Melhor Intervenção com Impacto Social” a reabilitação do Cinema Batalha, no Porto.
2013 Estação de S. Bento
O Júri dos Prémios SOS Azulejo distinguiu a REFER na categoria ‘Intervenção de Conservação e Restauro’, pelos "Trabalhos de conservação e restauro realizados na Estação do Pinhão e na Estação de S. Bento".
2009 Pousada do Palácio de Estoi
Prémio Especial Turismo de Portugal para a Pousada do Palácio de Estoi, em Faro.
2009 Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Menção honrosa na categoria “Requalificação de Projecto Público” para a Valorização do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.
2011 Ruínas Romanas de Tróia
O Júri atribuiu uma menção honrosa na categoria “Novo Projecto Público” para a Valorização das Ruínas Romanas de Tróia.
Publicações sobre projectos/intervenções realizadas pela Nova Conservação
AAVV, Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto. Do lugar ao museu; edição da Câmara Municipal de Loulé; 2023; artigo pp. 279 - 287
AAVV; Coleção Património a Norte, n.º 15; Edição da Direção Regional de Cultura do Norte; Porto; 2023; 4 artigos: pp. 81-91; 93-103; 119-131; 177-187
Ler edição onlinePublicado por Câmara Municipal de Lisboa e Associação World Monuments Fund Portugal, Lisboa, Outubro 2018; 4 artigos: pp. 40-54, 82-101, 102-122, 124-129
Ler edição onlineAAVV. I templi di Paestum. Tra restauro e manutenzione; compilado por Giovanna di Palma; Edição do Istituto Superiore per la Conservazione ed il Restauro; Publicado por Gangemi Editore Spa.; 2018; 8 capítulos de Paola Coghi em co-autoria
Ler resumo onlineConservar Património, n.º 25, Edição da ARP, Lisboa, Maio 2017, pp. 57-65
Ler artigo onlineRossio. estudos de Lisboa nº 6, Edição da Câmara Municipal de Lisboa, abril 2016; pp 57-67
Ler edição onlineColeção Património, Volume 1, Edição SCML, Lisboa, Novembro 2016, pp. 65-76
Ler artigoRossio. estudos de Lisboa nº 5, Edição da Câmara Municipal de Lisboa, junho 2015; pp. 256-267
Ler edição onlineAtas do III International Meeting on Retouching of Cultural Heritage (RECH 3), 2015; pp. 93–102
Ler artigoPatrimónio, nº 2, Edição da DGPC, Lisboa, novembro 2014; pp. 102-107
Ler edição onlineAAVV, "Os Jardins do Palácio Nacional de Queluz. Intervenção de Conservação", Edição da Associação World Monuments Fund Portugal e World Monuments Fund, 2012, pp. 99-112.
Ler edição onlineRestoration of Buildings and Monuments, Vol. 15, n. 6, 2009, pp. 417–430
Abrir artigoConservar Património, n.º 10, Edição da ARP, 2009; pp. 9-17
Ler artigo onlineRevista Pedra & Cal n.º 39, Edição GECORPA, Julho - Setembro 2008, Lisboa, pp. 28 - 30
Ler artigoConservar Património, n.º 8, Edição da ARP, 2008; pp. 39-47
Ler artigo online2º volume das atas do III Congresso de Arqueologia Trás-os-Montes, Alto Douro e Beira Interior – A arte da conservação, Parque Arqueológico do Vale do Coa, 2006, pág. 81 – 102.
Ler publicação onlineEstudos/Património - Património Arquitectónico. Registo, Interpretação e Critérios de Intervenção, n.º 9, 2006; pp. 184-194
Ler artigo onlineAAVV, Mosteiro dos Jerónimos, a intervenção de conservação do claustro/Jerónimos Monastery, the conservation intervention of the cloister, Colecção “Cadernos”, 1ª Ed., Lisboa, Edição do IPPAR, 2006, edição bilingue: Português - Inglês. Artigo: pp. 145-175
Ler excerto de artigo em Português/Sumário em InglêsEstudos/Património - Intervenções em Património, n.º 8, 2005, pp. 67-72
Artigo em Português (pdf)Estudos/Património - Salvaguarda. Memória. Intervenções, n.º 5, 2003; pp. 153-158
Ler artigo onlineEstudos/Património - Ciências e Técnicas Aplicadas ao Património, n.º 3 (edição esgotada), 2002, pp. 63-69
Artigo em Português (pdf)AAVV, Igreja de Santa Cruz de Coimbra. História, Conservação e Restauro da Fachada e Arco Triunfal, Colecção “Cadernos”, 1ª Ed., Lisboa, Edição do IPPAR, Novembro de 2001. Artigo: pp. 145-172 e Folhas gráficas: pp. 175-207
Ler excerto do artigoARCHEO, ano XVI, n.º 6, Junho 2000; pp. 40-47
Ler artigo onlineAAVV, Torre de Belém. Intervenção de Conservação do Exterior/Exterior Conservation Work, Coordenação: CHAROLA, A. Elena, Colecção “Cadernos”, 1ª Ed., Lisboa, Edição do IPPAR, 2000, edição bilingue: Português - Inglês. Artigo: pp. 99-112 e Folhas gráficas: pp. 113-139
Excerto de artigo em Português/Sumário em InglêsSeleção de artigos e reportagens sobre intervenções realizadas pela Nova Conservação
Conservação das pinturas murais
Conservação da fachada principal
Conservação do património integrado
Conservação do património integrado
Conservação do monumento
Conservação do claustro
Conservação exterior (inclui Porta Especiosa)