Nova Restauração
Aguarde, por favor...

Ficha Técnica

Tipologia Estatuária e Fontes
Classificação Praça do Comércio - Monumento Nacional (1910)
Época Séc. XVIII (1770-1775)
Autor(es) Escultor Joaquim Machado de Castro; Arqt. Eugénio dos Santos (desenho da Praça) e engenheiro militar tenente-general Bartolomeu da Costa (fundição)
Data 2012 - 2013
Serviço Conservação e Restauro
Projetos/Estudos
Trabalho Levantamento arquitetónico e do estado de conservação; Conservação e restauro
Áreas Monumento (escultura e pedestal)
Materiais Pedra (calcário de Lioz); Metais (liga de cobre)
Exames Estudo histórico (Univ Autónoma). Caracterização de pátinas com microscopia de varrimento acoplada a espectrometria de raios–X dispersiva de energias; microespectrometria de infravermelhos com Transformada de Fourier; e microdifracção de raios-X (Lab Hércules). Análise estrutural por georadar (Univ Minho). Análise estrutural e tecnológica por videoendoscopia (Olympus).
I&D Ensaio e aplicação de metodologias alternativas de passivação da liga de cobre (aconselhamento da Comissão Científica da WMF-P e do Prof. Mauro Matteini)
Apresentação

"Treatment of Lacunae, Gestalt Psychology and Cesare Brandi. From Theory to Practice", de G. Agulli e L. Silva; apresentação no III International Meeting on Retouching of Cultural Heritage (RECH 3), 2015;

"Notas à intervenção de conservação e restauro da Estátua Equestre de D. José I". Apresentada por N. Proença no Colóquio Machado de Castro: Artista – Escritor. Universidade Autónoma de Lisboa, 2023