Nova Restauração
Aguarde, por favor...

Biomineralização: o fim da exclusividade, porque o património é feito de partilhas

18 março, 2024

Em 2014, a Nova Conservação (NC) e a KBYO Biological (KBYO), empresa espanhola de biotecnologia, especializada em soluções para a conservação restauro arquitetónico e consolidação de materiais pétreos, oficializaram uma parceria para a representação exclusiva em Portugal, outros países lusófonos e Itália, de uma tecnologia inovadora na altura – a biomineralização.

A biomineralização é um método que favorece a precipitação de um "cimento" natural por bactérias carbonatogénicas ativadas, regenerando e fortalecendo substratos carbonatados deteriorados.

O chamado Método de Granada (patenteado pela Universidade de Granada) permite ativar o metabolismo das referidas bactérias existentes nos substratos mediante a aplicação de Myxostone-M3P®, uma solução nutritiva estéril, produzida e comercializada pela KBYO.

Ao longo destes 10 anos, a NC procedeu à aplicação deste sistema sempre que houve interesse do cliente por uma conservação compatível e sustentável do património edificado em pedra natural ou artificial, tendo contado com o apoio científico do LNEC.

Em Portugal fizemo-lo na Basílica de Nossa Senhora de Fátima, na Igreja do Convento do Carmo (Lisboa) e na Igreja Matriz de Loulé, entre outros; e em Itália, fruto de um protocolo celebrado com o Istituto Centrale per il Restauro, foram feitos testes de biomineralização no Vaticano e em Matera, com acompanhamento e análise dos resultados pela nossa equipa; e, em 2020, a NC procedeu à aplicação do sistema numa área piloto do Arco de Settimio Severo (Forum Romano).

Fruto dos bons resultados alcançados, a NC foi convidada a realizar testes no Parque Arqueológico de Hili, em estruturas milenares em terra, tuteladas pelo Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Passados 10 anos de uma excecional parceria com a KBYO, e largamente demonstradas a eficácia, compatibilidade e sustentabilidade da biomineralização nos mais diversos substratos pétreos, a NC decidiu prescindir da exclusividade de distribuição do Myxostone-M3P®, esperando que este passo contribua para um uso mais alargado deste sistema – o único disponível no mercado cuja compatibilidade com pedras patrimoniais está cientificamente demonstrada.

Assim, a partir de 2024, todos os interessados na aquisição do Myxostone-M3P® deverão contactar diretamente a empresa CHEMICAL ADVANCED & KBYO BIOLOGICAL.

Continuaremos, claro, a promover a biomineralização pelo Método de Granada, talvez o maior avanço das últimas décadas para o delicado problema de consolidação de calcários muito frágeis; continuaremos, também, a aplicá-lo sempre que a tutela desse mesmo património a isso se disponha.

A nuestros amigos de KBYO Biological, nuestro más cordial saludo y mejores deseos de éxito - y a Pepe Cabello un fuerte abrazo amistoso.

voltar